segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Filmes/Séries da minha infância #1



 O Rei e o Pássaro

Este segmento vou usar para falar de filmes(ou séries) que não sejam necessariamente obras primas, mas que mesmo assim me marcaram imenso quando era miúdo.

Este animação francesa que não é propriamente muito conhecida, é do ano de 1980, realizada por Paul Grimault, e o argumento é uma adaptação do rei dos contos infantis Hans Christian Andersen.

 Vi este filme pela primeira quando ainda andava na escola primária, e fiquei apaixonado por ele logo aí, tinha-o num VHS gravado da RTP2, gravado pela minha mãe num programa que dava nesse altura chamado "filme da minha vida" em que convidavam uma personalidade portuguesa, politicos, escritores, músicos etc, para conversar sobre o seu filme favorito e depois dessa conversa exibiam o filme na sua totalidade. Sinceramente não me lembro quem era o convidado nesse programa mas adorava saber por acaso, infelizmente já não tenho esse VHS acho que se estragou com o tempo e a quantidade de vezes que vi o filme.

O filme em si tem uma animação diferente da época, poucos diálogos, o que o torna espectacular e visualmente agradavel são todos os cenários dos castelo do rei, desenhados ao pormenor. É um daqueles filmes de animação que funciona para ambos os públicos, para as crianças obviamente, mas para adultos também é recomendado pois acabam por ver a mensagem que está no filme, que é um clara sátira ás ditaduras.


A história uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen, A Pastora e o Limpa-Chaminés, conta a história de Rei que apesar de ter um castelo enorme, se sente infeliz, apaixona-se por uma pastora de uma tela que tem no seu quarto, mas esta apenas tem olhar para o limpa chaminés num quadro mesmo ao seu lado, numa noite em que ambos ganham vida e saltam para fora das suas pinturas, o rei tenta desesperadamente ficar com a sua pastora.

Como se costuma dizer que o princepezinho se deve ler em criança e depois em adulto, há relativamente pouco tempo encontrei uma cópia deste dvd por 5 euros, e apesar de o filme não conter o audio original apenas uma dobragem para português muito manhosa, não me importei e comprei o filme. Quando o fui rever pensava "será que vou gostar como antigamente?" e a verdade é que este filme teve em mim o mesmo efeito do princepezinho, amei o filme, mas vi-o de uma forma completamente diferente, apesar de me lembrar praticamente de todas as cenas os últimos segundos do filme são simplesmente maravilhosos, nunca tinha dado muita importância, mas o final do filme é magnifico.

Quem gosta de uma animação diferente dos filmes da disney, com uma história diferente, é um filme altamente recomendado, talvez não consigam compreender o porque de eu adorar tanto este filme mesmo nos dias de hoje, mas nem eu sei.

1 comentário:

  1. Visita a Febre da 7ªarte, críticas de cinema e outros bitaites.

    Cumprimentos cinéfilos

    ResponderEliminar